Confira o reajuste anual 2019 referente a planos de saúde individuais divulgados pela ANS
Confira o reajuste anual 2019 referente a planos de saúde individuais divulgados pela ANS
Anualmente, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) autoriza as operadoras a reajustarem o valor dos planos de saúde. Este ano o reajuste foi de 7,35% para planos individuais e familiares. O acréscimo é válido para o período de maio deste ano a abril de 2020
Existem 2 tipos de reajustes: o anual e o por faixa de idade. Se coincidirem a mudança da faixa de idade e o aniversário do seu plano, você terá dois reajustes no mesmo ano ou até no mesmo mês.
IMPORTANTE: Em julho deste ano de 2019, a ANS divulgou o percentual de reajuste anual de 7,35% dos contratos individuais que fazem aniversário no período de maio/2019 a abril/2020 , permitindo que as Operadoras cobrem a diferença do reajuste que deveria ter sido aplicado nos meses de maio, junho, julho e agosto, de forma retroativa.
O que é reajuste anual retroativo?
O reajuste anual entra em vigor em maio, mas como somente foi divulgado pela ANS em julho, esta permite a sua cobrança retroativa. Assim, se o seu contrato foi assinado em maio, junho, julho ou agosto, você fará os pagamentos retroativos a este(s) mês(es) nos boletos com vencimento a partir de setembro/2019, em 4 (quatro) parcelas. Se o seu contrato foi firmado em setembro, não haverá cobrança retroativa.;
Desta forma, as cobranças só acontecerão nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, não havendo mais cobranças nos demais meses que seguirão. Veja:
O seu boleto irá detalhar também a cobrança do reajuste. Confira:
O que é o reajuste por faixa etária?
É o reajuste que ocorre quando você muda de uma faixa de idade para outra. Se seu plano foi contratado após 1º de janeiro de 2004, estas são as faixas:
0 a 18 anos 19 a 23 anos 24 a 28 anos 29 a 33 anos 34 a 38 anos
39 a 43 anos 44 a 46 anos 49 a 53 anos 54 a 56 anos 59 anos ou mais
Se seu plano é anterior a 2004, as faixas etárias são outras. Consulte o seu contrato.
Todo ano, a ANS atualiza a cobertura dos planos de saúde, disponibilizando novos procedimentos e tratamentos. Além disso, os custos médicos assistenciais têm uma inflação própria, bem acima da inflação geral, fazendo com que o reajuste seja necessário.
Se você tem Hapvida+odonto, o reajuste seguirá as condições contratuais, respeitando-se a data base de aniversário do contrato, de acordo com as regras da ANS. Esteja atento ao seu boleto, ele trará todas as informações.