Oferecemos avaliação de qualidade e segurança no atendimento para uma experiência única ao paciente.
Descubra o Programa Qualitotal
Com o objetivo de padronizar processos, avaliar a qualidade da assistência prestada, proporcionar maior segurança no atendimento e uma boa experiência na jornada do paciente, foi criado em 2019 o Programa de Qualidade - Qualitotal. Este programa foi idealizado para avaliar a segurança do paciente nas unidades de saúde da rede e estruturado para ser aplicado em ciclos de auditoria.
A necessidade de um programa com esta natureza se deu diante do crescimento exponencial do Hapvida NotreDame Intermédica, fazendo necessária a implementação de padronização com foco na segurança do paciente e interação entre os processos. O Programa nasce e se estrutura norteado pelas normas e diretrizes de qualidade, tendo como base o desenvolvimento de: qualidade técnica, acolhimento, inovação, eficiência em custos e colaboração entre equipes.
Sua estrutura de requisitos foi segmentada e alinhada entre os processos das áreas de: Gestão e Liderança, Atenção ao Paciente, Diagnóstico e Terapêuticas e Apoio à Assistência, de forma a padronizar as boas práticas assistenciais, assegurando a capacitação dos profissionais para os protocolos de segurança do paciente.
Em 2021 o Manual Qualitotal obteve nova reformulação e os ciclos de auditoria passaram a ser realizados com quatro visitas anuais às unidades: uma visita diagnóstica, duas consultorias e uma visita de reconhecimento.
Em 2022 com ascensão do Programa de Qualidade - Qualitotal e com demonstração de inúmeros resultados positivos, houve aumento na abrangência do monitoramento para 47 unidades. Como estratégia de crescimento e buscando qualificação e reconhecimento do nosso Manual Qualitotal este foi submetido a acreditação da certificadora internacional ISQua.
No início de 2023 o Manual Qualitotal passou por intensa atualização. O Manual foi construído através de reuniões com especialistas, avaliadores, conselhos profissionais de saúde, instituições parceiras e consulta pública a fim de contribuir com o processo de desenvolvimento e revisão dos padrões e requisitos, buscando melhores práticas de mercado e maior segurança do paciente. As unidades que conquistarem o percentual estipulado de conformidade, será agraciado com os selos de reconhecimento.
Atualmente o Manual do Qualitotal pode contemplar diversas unidades de negócio na saúde desde hospitais até centros de reabilitação. Sendo assim estamos preparados para levar segurança e qualidade para a sua instituição de saúde.