Hapvida NDI investe em programa de qualidade visando segurança e agilidade no cuidado com a saúde
Hapvida NDI investe em programa de qualidade visando segurança e agilidade no cuidado com a saúde
A Hapvida NotreDame Intermédica, maior plano de saúde e odontologia da América Latina, investe constantemente em seu programa assistencial para garantir acesso à saúde de qualidade para milhares de brasileiros.
A empresa entende que a qualidade deve ser sentida pelos pacientes, médicos, colaboradores e todos que fazem parte desse ecossistema. Por isso, busca sempre ouvir os pacientes e colocá-los no centro de toda a operação. Regularmente, o Dr. Jorge Pinheiro Koren de Lima, CEO da Hapvida NDI, visita os hospitais e liga diretamente para os pacientes, o que lhe permite estar ainda mais próximo da operação e identificar oportunidades de melhoria.
Após entender a necessidade do paciente de acompanhar informações sobre seus procedimentos, a companhia investiu na funcionalidade “Minha Internação”, que está disponível no aplicativo da Hapvida NDI. Esta ferramenta permite que o paciente acompanhe em tempo real diversos aspectos de seu atendimento, como prescrições médicas, exames solicitados e pareceres médicos.
Desde 2019, a Hapvida NotreDame Intermédica monitora mais de 3.500 itens em suas unidades, abrangendo desde infraestrutura até processos assistenciais. “Nosso objetivo é garantir que todos os hospitais e clínicas da rede estejam alinhados aos melhores padrões de segurança e qualidade do setor,” afirma Irina Okidoi, diretora de certificação e qualidade assistencial da Hapvida NotreDame Intermédica.
Em 2023, a empresa tornou-se a primeira operadora de saúde no Brasil a ter seu manual de qualidade interno acreditado pela ISQUA, reconhecendo a excelência do programa Qualitotal e os altos padrões da rede própria de atendimento. Com quase 16 milhões de beneficiários, a companhia possui 801 unidades de atendimento distribuídas em todas as regiões do País, contando com 68 mil colaboradores, 22 mil dentistas, 28 mil médicos, 86 hospitais, 76 prontos atendimentos, 345 clínicas e 294 unidades de diagnóstico.
A Hapvida NotreDame Intermédica tem muitos motivos para se orgulhar: 75% dos pacientes que chegam a uma emergência da rede são atendidos por um médico em até 15 minutos. Além disso, a empresa apresenta o melhor Índice Geral de Reclamação (IGR) entre as operadoras de grande porte do País, refletindo a satisfação dos clientes e a melhoria contínua nas operações combinadas da Hapvida e da NotreDame Intermédica.
Para acompanhar os padrões de qualidade, o Qualitotal conta com auditores que verificam se as regras estão sendo atendidas corretamente nas unidades. Além da qualidade, os pilares desse ecossistema são: acesso, acolhimento e inovação. Assim, os profissionais conseguem atuar de forma padronizada e focada na promoção da saúde e na prevenção de doenças.
“Faz parte da nossa missão proporcionar saúde integrada acessível, desmistificando a ideia de que aquilo que é bom precisa ser caro. Nos tornamos uma rede continental, sem perder de vista a importância de garantir que a qualidade permeie todas as rotinas,” define Irina Okidoi.
O ecossistema de qualidade garante mais segurança e agilidade no cuidado com a vida, monitorando diversos indicadores, como o acompanhamento das altas hospitalares, entrega de laudos de exames e eletrocardiogramas em tempo hábil, e a promoção de partos normais por meio do Programa Nascer Bem.